quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Capítulo 1, afinal! - Página 32


Olá, pessoas!

Após fortes emoções da Introdução, iniciamos nosso Primeiro Capítulo.
O primeiro capítulo tem como tema Expressions Unlimited, e traz muitas máscaras explicando que a partir de dobras simples você pode variar os diagramas e criar muitas expressões. Vamos experimentar, então?
Adiante!

Grinning Old Man - Página 32



Esse diagrama trouxe muita tensão! É feito em 14 passos se você quiser deixá-lo com uma "expressão séria". Se quiser estampar um sorriso nesta máscara, então nós experimentamos a sensação de fazer um origami estilo Joseph Wu e já começo dando a primeira dica:

Não faça este origami em uma folha pequena, a não ser que ela seja muito fina! Ele corre o risco de não se conformar adequadamente e, portanto, ficar abrindo.

O legal nesse diagrama é o volume que o nariz ganha com a dobra em "V" executada no passo 11. 
Não tenha medo de dobrar, mesmo que amarrote um pouco o papel. É a prática que leva à perfeição :-).



A parte tensa é exatamente depois que o origami está pronto, como falei antes. Essa dobra da barbicha é bem chata, e se você não ouvir meu conselho e usar um papel grosso, ela vai erguer o origami e se negar a mantê-lo assentado. Mas existe uma salvação: é só dar uma leve dobrada no meio do origami igual à foto abaixo.


Se você achou essa dobra da barbicha chata, as dobras do rosto são praticamente impossíveis se ele for pequeno como o meu e mais ainda com o papel grosso. 
Eu dei uma tentanda só nas bochechas, sem os olhos, pois usei um papel de  lembretes, então já viu! Meu dedo mal entrou ao longo de todo o origami XD !. Achei que ficou aceitável o conjunto da obra. Tentei tirar uma foto para mostrar essas bochechas, será que deu para ver?




Concluindo, esse origami foi divertido e realmente, colocar um sorriso no rosto desse velhinho não foi fácil, não ficou aquela maravilha, mas com certeza ficou muito melhor do que deixar ele reto, mesmo que tenha ficado amassadinho. Recomendo a tentativa do sorriso, assim você pode mostrar seu Grinning Old Man para os amigos e com certeza eles dirão: UAU!


Até a próxima quinta-feira.



UPDATE RELÂMPAGO

Experimentei fazer o Grining Old Man com um papel maior, folha reciclada. Ela é muito dura, não prestou muito, e a minha habilidade não melhorou: ainda está todo amassado! Mas agora tem os olhos com muito mais expressão. O que acham?

 

domingo, 26 de setembro de 2010

Página 29 e problemas técnicos

Olá, pessoal!

Desculpem o atraso, problemas técnicos enfrentados, soluções aplicadas tão rápido quanto possível.

Multiunit decorative sphere - Página 29




Prosseguindo com nosso projeto, o origami de hoje ainda pertence à Introdução do livro e é o primeiro apresentado do tipo multiunidade - várias unidades independentes de origami que se encaixam - o que nos permite variar a cor com mais facilidade. Este origami se compõe por seis unidades para a área colorida e oito unidades da parte lisa.

A unidade colorida é bem simples, não tive problemas com ela mas a parte lisa... Tem instruções em diagramas que explicam o que fazer mas dão margem a ambiguidade e é o caso desse, na minha opinião.Na primeira tentativa, eu dobrei o papel na direção das setas e as dobras prévias se conformaram nesse formato abaixo.


Legal, né? Se dobrar direitinho, a gente só precisa empurrar e voilá... ERRADO! A forma certa é essa aqui abaixo, com essa lateral dobrada, lateral importantíssima, pois ela que ajuda na mágica da dobra.

 

Outra parte complicada nesse diagrama é aquele tipo de dobra chatinha que eu comentei em outro post: colocar uma dobra dentro da outra. Seguindo o diagrama, foi complicado demais, amassei o papel todo antes de conseguir. Ao invés disso, é melhor passar cada uma das duas partes por vez. Primeiro a primeira XD :


 Agora a segunda. Nessa parte, a ponta do origami tende a ficar meio enrolada, como você pode ver na foto, mas é só usar a ponta de uma caneta, uma tesoura...Qualquer coisa pontiaguda para empurrar, depois é só terminar de empurrar a última parte.


Pronto! Se você conseguiu uma espécie de "cantoneira" com abaixo, você acertou. É só fazer mais sete iguais! ;-) 


Na hora de montar, não tem segredo. Monte cada lado do cubo unindo as oito partes lisas e as seis partes decoradas.


Não entendeu como encaixa na cantoneira? Essa foto aqui pode ajudar.


Mais de perto. :-)


Encaixando cada lado, é só empurrar os cantos para o centro.




Fazendo isso para todos os lados, tudo pronto! É um origami que dá um certo trabalho, como todo origami multiunidade, veremos muitos destes lá para o fim do livro, mas origami é paciência também!

Semana que vem finalmente iniciaremos o primeiro capítulo do livro rumo a todos os 146 diagramas, UAU ! Sim, contei, finalmente. São 146 fora os origami "desafio" que ele propõe e que, como não possuem diagrama, eu ainda estou pensando se entram na lista ahahaha!

Mas no mais, é isso ae. T+


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Páginas 25 e 27

Oba! Primeiros origamis na área :)

Ao longo do livro, o autor utiliza vários origamis para explicar a beleza matemática da arte, portanto, já no capítulo de Introdução ele lança mão destes dois modelinhos simples. 
Eu fiquei pensando se deveria pular esses origamis ilustrativos e tentar fazer só os assumidamente "modelos". Resolvi que farei todos os que se apresentarem por passos numerados e para um acompanhamento mais fácil, vou tratá-los pela página em que se encontram, além do nome.

Kooji Fushimi tatoo (variant fold) - Página 25


Esse origami foi BEM fácil, eu achei que nem contou, ahahahaha! Curiosodade desta dobradura é que ao contrário da maioria, as dobras que dão o seu formato não são exatamente simétricas.

Crab - Página 27



Feito em sete passos, essa dobradura é bem legal não só pela simplicidade, mas ela também inicia com uma das bases clássicas de origami: a base do balão. Outro ponto interessante dela é que para essas patinhas erguidas se utiliza uma dobradura que eu acho meio sinistra quando aparece nos diagramas: é preciso inverter a dobra e colocá-la dentro de outra. Quando esse tipo de dobra aparece, eu já me tremo! Quando eu consigo, então... UAU!

T+

sábado, 11 de setembro de 2010

Origami: sim, eu consigo!

Olá a todos, como têm passado? E a família, tá boa?

Pois é... A milenar arte do origami sempre têm encantado gerações mundo afora, que nem a Disney XD. Mas, a verdade é que tem umas coisas que a gente olha e pensa: não consigo fazer um troço desses, meu Deus!!! Atenção para o que eu vou lhe dizer agora:

É VERDADE! TEM COISAS QUE NEM AS SUAS PRÓXIMAS REENCARNAÇÕES IRÃO CONSEGUIR...

Mas, na minha humilde opinião, só tem um jeito de descobrir que coisas são essas: a gente tá aqui é p'ra tentar mesmo! E papel, apesar de todo o momento de conscientização ecológica pelo qual a humanidade passa, é uma das coisas que todo mundo tem,teve E terá, ao menos meia folha de rascunho, sobrando em casa, o que barateia nossa tentativa.


O PROJETO

Com este pensamento fixo na mente, eu resolvi iniciar um pequeno projeto pessoal que consiste em fazer todos os diagramas de origami disponíveis nesse livro aqui ó:




Por que esse livro? Porque eu tenho um e porque o subtítulo é super "Vai lá, colega! Eu sei que você pode", presta um pouco de atenção: Paper-folding for everybody. Everybody, minha gente! Eu, você, minha vó e quem quiser tentar, bem no espírito do projeto!


O PRAZO

Prazo? Sei não, ó. O ideal seria um por dia, mas nem sempre a gente tá com cabeça para isso, né. Aliás, um objetivo velado desse projeto é o incentivo à disciplina. Dizem que se a gente faz uma coisa por mais de 21 dias, vira rotina e você incorpora ao seu ser: veremos...XD

Então vamos fazer assim: como esse livro tem mais de 100 diagramas (coisa p'ra caramba, né), vou fazer um por semana, MAS, se eu pegar um facinho (facinho é assim, até uns 10 passos ou 5 minutos) eu farei uns dois ou três de uma vez.


O MÉTODO

A ideia é passar por todos eles na sequência. Se eu não conseguir fazer o dito cujo em TRÊS tentativas, vou deixar ele para o final e tentar mais uma única vez. Se não conseguir novamente, aí é PRÓXIMA REENCARNAÇÃO mesmo.


EU TAMBÉM QUERO!

Se alguém quiser, dá para comprar o livro pela Amazon, táqui o link ó:

Se não quiser comprar, a internet sempre tem sua parcela de generosidade e disponibiliza o livro para download em muitos lugares como o 4Shared:

Eu particularmente recomendo a vocês comprarem o livro, porque diagrama de origami é um negócio que a gente fica olhando a toda hora e fontes luminosas, como o seu monitor, dão uma canseira danada na vista além de gastar energia. A gente já tá atacando as árvores com essa necessidade por papel, jé que eu estou contando que vou errar muuuuito, então vamos dar uma força de contraponto, que tal?!

ENCONTRO MARCADO

Uma vez por semana? Tranquilo. Então a gente se vê aqui toda...ahn...quinta? Pode ser?! Feito.



T+.